Preservar, valorizar e mostrar a nossa riqueza ao mundo

É com um grande sentimento de satisfação e de gratidão que lançamos esta segunda edição do livro “Territórios Vinhateiros de Portugal”, com a mais-valia de agora ser também alargado aos Territórios Olivícolas e Corticeiros. É uma publicação que pretende valorizar e promover três dos mais importantes produtos endógenos nacionais — o vinho, o azeite e a cortiça — e que tantas potencialidades têm para impulsionar o turismo nestes territórios. 

Este é, por isso, um projeto de todos nós. É o resultado do trabalho de todos os municípios e entidades que nele participam, mas, acredito, que também todos os portugueses se revejam nele, porque estão aqui representadas as principais tradições do nosso país, a gastronomia típica de cada região, os diferentes vinhos e azeites, os produtos tradicionais e o património tão diversificado existente de norte a sul do país e ilhas.

Este livro é o resultado do trabalho de todos os municípios e entidades que nele participam, mas, acredito, que também todos os portugueses se revejam nele, porque estão aqui representadas as principais tradições do nosso país, a gastronomia típica de cada região, os diferentes vinhos e azeites, os produtos tradicionais e o património tão diversificado existente de norte a sul do país e ilhas.

Desenvolvemos este projeto numa altura completamente atípica das nossas vidas. A pandemia, que tão inesperadamente nos fez alterar o rumo dos nossos caminhos, surpreendeu-nos a todos e causou danos irreparáveis a todos os níveis: na saúde, na economia, na nossa sociedade. Estivemos solidários com todos os nossos municípios, que estiveram, e ainda estão, na linha da frente do combate à pandemia; e estamos igualmente solidários com os produtores de vinhos, agentes enoturísticos e todos aqueles que trabalham na área do turismo, porque este foi, senão o maior, um dos setores de atividade mais prejudicados com esta pandemia.

Perante este cenário, a AMPV sentiu por isso necessidade de estar mais próxima dos nossos municípios, parceiros e agentes enoturísticos. Encurtámos distâncias, recorrendo sobretudo às novas tecnologias, e colocámos de pé novos projetos: as Provas 6/6 levaram até à casa dos portugueses conversas regulares sobre os nossos vinhos e regiões; com as Viagens de Baco percorremos o país a mostrar o nosso património vitivinícola e gastronómico; a 1ª edição do Concurso Cidades do Vinho juntou mais de 500 vinhos em Lagoa e provou, uma vez mais, o valor e qualidade dos nossos vinhos; a este livro – que dá a conhecer o que de melhor caracteriza os nossos territórios – juntamos o portal Enoturismo.pt, com mais de uma centena de destinos enoturísticos e que será, sem dúvida, o maior portal online de enoturismo nacional e europeu.

É evidente que o sucesso do trabalho que fazemos deve-se sobretudo às pessoas e à rede de trabalho que fortalecemos a cada dia. Mas a “matéria-prima” tem um contributo inestimável. Somos um país com uma riqueza enorme. Basta preservá-la, valorizá-la e mostrá-la ao mundo. É simplesmente o que fazemos e pretendemos continuar a fazer!