Oliveira do Hospital

Borrego Assado c/ batata dourada, arroz e grelos de couve

Deve ser confecionado em tacho de barro vermelho. Consumido sobretudo em dias de festa, como a Páscoa, tem vindo a tornar-se mais comum o seu consumo no restante ano.

Se é certo que a presença de ovinos na nossa região remonta à vários milénios, será fácil perceber a importância deste produto na história da gastronomia local. A carne de borrego sempre esteve associada a uma mesa mais rica, porém com o passar do tempo, foi sendo mais acessível e pode chegar de forma mais regular à mesa das famílias. A carne de borrego propicia refeições que agradam até aos mais exigentes comensais. A atividade pastorícia milenar neste território contribuiu para a tradição da presença do borrego na gastronomia oliveirense. São várias as formas como é preparado, porém é o borrego assado a principal e mais apreciada receita desta iguaria. 

Ingredientes:

1,5 kg de Borrego;

1 Cebola;

3 Dentes de alho;

1 Folha de louro;

1 Ramo de salsa;

Pimentão-doce q.b.;

Azeite q.b.;

Vinho branco q.b.;

Sal;

Preparação:

No dia anterior colocar o borrego dentro de um alguidar com os temperos referidos e coberto de vinho.

No dia seguinte coloca-se o borrego dentro de um tacho de barro e cozer no forno de lenha. Assim que estiver cozido está pronto a ser servido. Acompanha com batata dourada, arroz e grelos cozidos.