Broa de Milho e Centeio

A broa de milho e centeio celebra a tradição e as memórias do nosso mundo rural. Essencial na alimentação dos marcuenses, cozia-se amiúde, no forno dos agricultores, uma vez por semana.

Quem não se recorda dos aromas deliciosos saídos da casa do lavrador, no dia em que se cozia broa? O cheiro quente, acabada de sair do forno a lenha, exalava logo pela manhã e comia-se broa com café e também as sopas de vinho eram populares.

É larga e alta, de cor castanha na base e branca por cima, de textura rugosa. Amassa-se a farinha e para 10 kl de trigo, junta-se 5kg de farinha de milho, 5kg de farinha de centeio, 8,5 L de água, 100 gr de sal, 1 kg de massa velha, deixa-se levedar e vai ao forno.

Juntar os ingredientes e deixar repousar 2 a 3 horas, dentro das “gamelas”; Fazer pequenas bolas com o peso desejado; Levedar em telas de algodão durante mais 1 hora e cozer entre os 200 a 220 ºC entre 35 a 60 minutos, dependendo do tamanho. Guardar na gamela a massa para servir de levedura para a cozedura seguinte. Vende-se nos mercados, feiras, romarias, lojas de produtos locais e restaurantes, durante todo o ano.

Broa de milho – Agostinha do Vale