As vinhas estendem-se ao longo de cerca de uma centena de hectares e, no entanto, não se perdem de vista os sobreiros, as azinheiras e as oliveiras.
No espaço de 500 metros, e nas duas vinhas da Herdade, a mesma casta dá uvas e vinho com caraterísticas distintas, beneficiando do clima mediterrânico.
As castas brancas representam entre 5 e 10% da produção, distribuindo-se pela Antão Vaz, Verdelho e Chardonnay. Esta última, excelente para a produção do vinho espumante.
As castas tintas representam o maior peso na produção de vinhos da Herdade. São elas as internacionais Cabernet Sauvignon, Syrah Alicante Bouschet e Petit Verdot e as de tradição portuguesa como a Touriga Nacional, Aragonez, Castelão e Trincadeira.
A fusão da tradição com a tecnologia, de que dispõe a adega, proporciona aos enólogos ferramentas distintas e capazes de originar vinhos diferentes, para consumidores e mercados diversos, a nível nacional e internacional.
Destes destacam-se Pêro D’Alter Regional (rosé, branco e tinto), Monte Fuscaz Regional (rosé, branco e tinto), Fuscaz Regional (tinto), Herdade Santa Ana Reserva (branco e tinto), Herdade Fonte Paredes Reserva (tinto), Herdade Santa Ana Reserva (branco e tinto), Herdade Fonte Paredes Grande (branco e tinto) Joaquim Cerejo Grande Escolha (tinto) e o famoso Espumante Bruto – Dona Adília.
A Herdade Fonte Paredes oferece visitas guiadas à adega e às vinhas, provas de vinhos, refeições e, na loja, pode descobrir toda a gama de vinhos disponíveis.