Miradouro da Rua das Lajes

Daqui avistam-se as duas principais ribeiras que formam a Albufeira do Maranhão: a ribeira Grande ou de Avis e a ribeira de Seda. Antes da construção da Barragem do Maranhão, este local era uma enorme escarpa que proporcionava uma excelente defesa natural do inimigo. Esta característica da paisagem foi aproveitada pelos freires que, aqui ao lado, construíram o Castelo e o Convento.

Deste miradouro podemos ainda ver algumas das povoações que se desenvolveram à volta de Avis. A norte, ou seja, à esquerda, vemos Benavila e Seda. Em dias claros, também a norte, o nosso olhar consegue chegar à Serra da Gardunha e, mais para a direita, para nordeste, podemos ver Alter do Chão, Alter Pedroso, Castelo de Vide e a Serra de São Mamede, ao fundo. A nascente deste local, no lado mais à direita do horizonte, temos a Freguesia de Figueira e Barros, a Vila de Fronteira e Cabeço de Vide. 

A Rua Vila Graça ou Rua das Lajes, que desemboca neste miradouro, correspondia ao primeiro dormitório medieval dos freires e seria coberta com uma abóbada de berço e um telhado de duas águas. As antigas celas individuais dos freires deram origem, após a extinção da Ordem Religiosa Militar, em 1834, à venda a particulares que delas fizeram as suas habitações, ainda hoje com essa função.