A Monte Bluna iniciou o seu percurso em 2015, com a compra de uma pequena vinha com mais de 40 anos. Desde então tem trabalhado afincadamente para desenvolver vinhos de qualidade superior numa antiga região de epíteto grandioso, mas memória esquecida: Arruda dos Vinhos. Neste momento explora 6 hectares de vinhas, todas em altitude, ladeadas pelo Atlântico e pelo Tejo e está a desenvolver, nestes terrenos sedimentares do período Jurássico, um projeto vitivinícola singular.
Desde o início, a Monte Bluna procura vinhas excecionais, dando-lhes expressão, equilíbrio, tempo e voz. A sua primeira criação é o Bluníssima, onde tenta transmitir a grandeza e força de toda uma região.
Um objetivo central da Monte Bluna é elevar a qualidade dos vinhos de Lisboa, contribuindo para a colocar entre as melhores e mais distintas regiões vinícolas do mundo. Em particular, este projeto pretende recuperar a antiga excelência DOC Arruda, não reconhecida nas últimas décadas. A Monte Bluna parte destas terras para se provar constantemente, apostando também na altitude, em novos montes nunca antes desbravados, para fazer algo muito antigo com modernidade e diferença.
Na Monte Bluna tudo é feito em equilíbrio com o meio ambiente, daí resultando uma harmonia que presta permanente homenagem às únicas verdadeiras atrizes, as uvas. Depois cada caso é um caso, cabendo aos artífices ir decidindo o melhor desfecho. Aqui nada é pré-programado, tudo resulta do capricho do tempo e da natureza. Os materiais, a criatividade e a ousadia dão os retoques finais à experiência sensorial que pretende promover. A nossa responsabilidade é total. A responsabilidade é sensatez, primeiro para com o ambiente e depois para com o consumidor. Moderação, senso e equilíbrio. Simples, contudo, complexo.
De uma terra ancestral, o melhor vinho, quando a natureza o quiser – este é o nosso compromisso.