Museu do Campo Alentejano

O Museu do Campo Alentejano encontra-se instalado nas salas do capítulo e de leitura dos monges do Convento de São Bento de Avis, que remontam ao século XVI. Este espaço museológico encontra-se num edifício imponente e majestoso que se destaca na malha urbana da vila, avistando-se a vários quilómetros de distância, tendo sido classificado como Imóvel de Interesse Público em 1949.

O Museu dispõe de duas salas de exposição de longa duração, estruturadas em torno da temática do campo agrícola e do montado, sendo o seu espólio composto por mais de três mil peças, essencialmente, etnográficas e representativas das atividades agrícolas, onde se inclui a vindima, e pastoris, sendo o montado o elemento modelador de toda uma cultura regional. Este espaço onde estão expostas cerca de 300 peças pretende dar a conhecer a história das gentes que, ao longo dos anos, foram ocupando este território, nomeadamente no que diz respeito aos seus usos e costumes. 

No seio da exposição existe também uma área inclusiva dedicada a visitantes com deficiências visuais, onde se reúnem objetos transversais às várias temáticas integradas na exposição.

O Museu do Campo Alentejo e o Centro Interpretativo da Ordem de Avis formam o Núcleo Museológico do Centro Histórico de Avis.