O percurso tem início junto a uma das vias de acesso à antiga cidade romana de Tongobriga, o Fórum. Subimos até à Cruz e daí a pouco encontramos um palheiro com eira e espigueiro.
O percurso segue por quadros de paisagens rurais, avistando-se medas de canas de milho abrigadas sob frondosos pinheiros. Mas não paramos, seguimos até ao moinho de rodízio para conhecer o seu interior luminoso, que recorda o cheiro agradável da farinha acabada de moer. Regressando ao trilho de madeira, observamos a imensidão verde de carvalhos e um ou outro medronheiro, por entre as flores silvestres.
Partimos para o ribeiro, passando por estruturas antigas de onde se erguem só as paredes e chegamos, então, às Poldras do Ribeiro de Covas. Mais à frente avistamos a aldeia de Fontes e paramos para uma prova de broa de milho com compota.
O trajeto não termina sem uma paragem na capela da Senhora da Aparecida e, daí a nada, chegamos à aldeia do Freixo, onde podemos visitar a Igreja de Santa Maria e o museu de Tongobriga.