Rota Histórica das Linhas de Torres

A Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) é um projeto turístico-cultural constituído com o objetivo de recuperar e valorizar o património histórico-militar construído no início do século XIX, pelas forças anglo-lusas comandadas pelo Duque de Wellington, para defender a cidade de Lisboa das invasões dos exércitos napoleónicos.

A Rota contempla um conjunto de 152 fortificações, distribuídas por seis municípios, que serviram para defender a região de Lisboa das tropas de Napoleão. Além de Loures, fazem parte desta rota os municípios de Mafra, Torres Vedras, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.

Este projeto turístico-cultural é alicerçado em circuitos de visita intermunicipal, apoiados em seis centros de interpretação, em articulação com um território e as suas comunidades.

No Município de Loures destaque para o Circuito Alrota – Arpim, que inclui o Reduto da Ajuda Grande e o Forte do Arpim, o Reduto do Mosqueiro, de Montachique e de Ribas, bem como o Centro Interpretativo das Linhas de Torres instalado no edifício do Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas, que será o local ideal para iniciar a descoberta destas estruturas militares.