Rota Memorial do Convento

Memorial do Convento renasce em forma de rota cultural e histórica, numa homenagem a José Saramago.

O Romance que revolucionou a Literatura portuguesa contemporânea, juntou os municípios de Loures, Mafra e Lisboa na criação de um itinerário literário original que promove o património religioso, estético e turístico dos seus territórios, de forma simultaneamente turística, cultural e literária.

A Rota Memorial do Convento, seguindo o texto do livro, converte-se em eixo aglutinador de momentos e monumentos históricos e paisagísticos do século XVIII, entre Lisboa e Mafra, passando por Loures, com pontos de interesse patrimonial em Sacavém – Miradouro do Rio Trancão, Stº António dos Cavaleiros – Museu Municipal de Loures, Unhos – Igreja de S. Silvestre, Stº Antão do Tojal – Praça Monumental e Palácio dos Arcebispos e Fanhões – Igreja de S. Saturnino.

De mão dada com a ficção da obra literária, a Rota Memorial do Convento reproduz, cruzando-as, as rotas das estátuas, dos sinos e dos tijolos de Lisboa para o Convento de Mafra e acompanha as personagens criadas por José Saramago, a par das figuras históricas, nos seus percursos por estradas, caminhos e lugares.