Denotando a sua genuinidade e tipicismo através das suas construções em xisto, é palco de ricas tradições. No que se refere ao património histórico e monumental destaca-se o castelo de Alandroal, o castelo de Terena ou a Fortaleza de Juromenha. O santuário de Nossa Senhora da Assunção da Boa Nova tem um grande significado patriótico e religioso e os numerosos vestígios megalíticos são também dignos de referência.
Tal como o diversificado património arqueológico, a proximidade ao grande lago de Alqueva e a zona envolvente da barragem do Lúcefecit, assim como o montado de azinho, fazem com que os ambientes naturais se tornem de grande encanto.
Paragem obrigatória
À descoberta do património
Vários percursos pedestres dão a conhecer a cultura local, o património e a paisagem do concelho: A rota do giro, Pedra alçada, À conquista de Terena, Nas margens de Alqueva, Juromenha — sentinela do Guadiana ou os Segredos de Ferreira, lavam-no a conhecer todo o território.
Vila de Juromenha
É uma das mais antigas de Portugal, desempenhou um importante papel na defesa do território nacional. A sua Fortaleza com o rio Guadiana lá em baixo e terras de Olivença a perder de vista é um dos pontos de passagem obrigatória.
Vila de Alandroal
Destaca-se o Castelo com porta flanqueada por torres e um arco em ferradura de mármore da região, assim como a torre de menagem e a alva torrela do relógio e mantém ainda, da sua traça original, a Rua do Castelo.
Vila de Terena
O seu castelo, formado por recinto amuralhado com cubelos e torre de menagem e a sua entrada protegida com a barbacã, de desenho arruda, foi palco de batalhas durante a guerra da restauração. Destaca-se ainda o Santuário de N. Sr.ª da Assunção da Boa Nova.