Concelho marcadamente rural, quer pelas suas raízes históricas, quer pelo enquadramento socioeconómico, encontra-se envolvido na imensa planície alentejana com a deslumbrante beleza da Serra D’Ossa, que se ergue altiva e imponente, sendo a terceira maior sub-região produtora de vinhos do Alentejo, possui 10 adegas, numa área vitivinícola de 1896ha DOC, com uma produção anual de 110.519hl, com vinhos distinguidos internacionalmente.
Com uma produção de azeitona de 2936t (2018), onde o azeite é rei na mesa alentejana. Mas é no Montado, onde existe toda uma cultura associada, seja, pelo fator económico, seja pela arte rural, movida pelo orgulho do saber, e de passar esse saber de geração em geração, que o concelho recebe os seus visitantes fazendo de cada visitante uma companhia que parte de coração cheio.
Paragem obrigatória
Redondo, vila de gente afável e humilde, repleta de tradições e hospitalidade, terra de oleiros onde o artesanato utilitário e decorativo, refletido nas suas olarias e no seu Museu do Barro, com o intuito de preservar e revitalizar a olaria tradicional estão bem representados. Vila rica em história e monumentos, onde a cultura da vinha e do vinho têm um papel fundamental, encontrando-se bem representado no Museu Regional do Vinho, dispõe ainda de uma Enoteca, onde num ambiente típico se pode apreciar e disfrutar os prazeres deste néctar.
Com uma paisagem deslumbrante inserida no meio da planície alentejana, encontra-se a Serra D’Ossa, valorizada pela construção de um Percurso Pedonal com Passadiço de Madeira, um Centro de Cycling e os Percursos Pedestres e de Ciclismo.
Possui ainda a Oficina das Ruas Floridas com o intuito de promover e divulgar o evento das Ruas Floridas, bem como a arte de trabalhar o papel, espaço multifuncional de exposição, investigação, educação. Redondo, ConVida.