A herança da cultura da vinha e da produção do vinho de talha legada pela civilização romana, de que a “Villae Romana”de São Cucufate, monumento nacional, é um dos mais representativos testemunhos, foi ao longo de 2000 anos preservada e fomentada, beneficiando das condições edafo-climáticas excecionais e da preservação dos homens e mulheres para consolidar de forma contínua um terroir com características ímpares.

A qualificação dos vinhos de Vidigueira e a sua denominação de origem permitiram afirmar a sua identidade e diferenciação nos mercados com maior reputação e exigência.

A produção vitivinícola é assumida pela Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito e por um setor privado que, face à elevada atratividade do terroir, cresceu significativamente e originou a emergência de 16 produtores de vinho. Estas adegas presentes no concelho representam um potencial de afirmação, em crescimento, responsável pelo sucesso económico do território, traduzido na sua capacidade exportadora e nos prémios e distinções alcançadas.

Paragem Obrigatória

A paisagem vinhateira do concelho de Vidigueira é extremamente diversificada. Se nas freguesias de Vidigueira e de Vila de Frades podemos percorrer um mosaico de pequenas vinhas entrelaçadas com pequenas hortas, pomares e olivais, encostas à serra, que lhe conferem uma identidade mediterrânica singular, nas freguesias de Selmes e de Pedrogão o ritmo ondulante da pleneplanicie configura a média e grande propriedade onde as vinhas se estendem a perder de vista, dominando a paisagem, só interrompidas pelo azinhal ou pelo Rio Guadiana, o grande rio do Sul.

Para conhecer a herança cultural e museológica do território pode visitar o Museu Municipal de Vidigueira, Adega Museu Cella Vinaria Antiqua e o Centro Interpretativo do Vinho de Talha.

As 13 adegas do concelho reúnem uma oferta enoturística irrecusável e merecem ser visitadas.
Adega Cooperativa Vidigueira, Cuba e Alvito; Herdade do Sobroso; Quinta do Quetzal; Casa Agrícola Herdade do Monte da Ribeira; Sogrape Vinhos; Ribafreixo Wines; Cortes de Cima; Enolea – Sociedade Agrícola; Quinta do Paral; Herdade da Azinheira; Herdade Grande; Morais Rocha; Paulo Laureano Vinus e LCPS.
É no concelho de Vidigueira – Vila de Frades que a técnica de fazer vinho em talhas foi passada de geração em geração e, seguindo os processos mais tradicionais, esta arte mantém-se única e culturalmente rica.
ACV – Vinhos de Talha, Adega do Luís Amado, Adega Gerações da Talha, Adega Justino Damas, Adega da Vitifrades, Adega do Zé Galante, Honrado Vineyards, Pátio das Talhas e Quinta das Ratoeiras.