A atividade vitivinícola em Albufeira remonta aos inícios do Séc. XX, com a instalação de alguns produtores de pequena dimensão. Com o desenvolvimento massivo da actividade turística, a vitivinicultura foi progressivamente abandonada em detrimento da maior e mais imediata rentabilidade obtida com o Turismo. No início do Séc. XXI, retomou-se a produção de vinho em Albufeira, através do projecto de Sir Cliff Richard e Nigel Birch. Seguiram-se a Quinta da Malaca e a Quinta do Canhoto, que constituem o lote actual de vitivinicultores do Concelho de Albufeira. Em números totais, o Albufeira possui 33 ha  de área de vinha e um volume de produção que oscila entre os 140 000  a  190 000 L.

 

Paragem Obrigatória

 

A totalidade das praias de Albufeira são reconhecidas com o galardão máximo da qualidade ambiental, 25 praias com Bandeiras Azuis da Europa (BAE). Albufeira dispõe da melhor e mais diversificada oferta turística: Alojamento de qualidade, campos de golfe, parques temáticos, praias de sonho, natureza, vida nocturna, cultura e gastronomia.

Um passeio no centro antigo, onde os ecos da herança árabe e das antigas artes da pesca ainda espreitam a cada esquina é incontornável e a Torre do Relógio desponta por entre os telhados, com passagem obrigatória pelo Museu Municipal de Arqueologia, Museu de Arte Sacra,  Galeria de Arte Samora Barros e Igreja de Sant’Ana. Por outro lado, na natureza, os visitantes podem experienciar os 3  Percursos Pedestres de Albufeira disponíveis visitar um castelo árabe ou a simpática aldeia de Paderne. A Adega do Cantor e a Quinta do Canhoto proporcionam visitas guiadas às suas instalações e vinha, onde poderá descobrir todo a história e  processo de produção dos seus vinhos.