Experimente dobrar simetricamente um mapa de Portugal Continental em quatro partes: no ponto de união das obras encontrará Vila de Rei!
Aqui, no cume da Serra da Melriça, situa-se o vértice geodésico de primeira ordem, conhecido por Picoto da Melriça, que assinala o Centro Geodésico de Portugal.
A área de 193,44 km2 do concelho é ocupada por cerca de 5000 habitantes, repartidos por 94 pequenas localidades que compõem as três freguesias: Vila de Rei, Fundada e São João do Peso.
Limitado a norte pela ribeira da Isna, a sul pela ribeira do Codes e a oeste pelo rio Zêzere, o concelho assume-se como uma península, o que lhe confere características específicas bem expressas na paisagem.
Realça-se as excelentes condições existentes para a prática de desportos TT/BTT, desportos náuticos, como o wakeboard (onde Vila de Rei possui uma das cinco estações da primeira estância de wakeboard do mundo), desportos de natureza e de aventura, pedestrianismo, sendo que o concelho possui singulares condições ao nível natural, bem como uma paisagem deslumbrante sobre a Albufeira de Castelo do Bode que banha inúmeros trilhos ao longo de cerca de 40 km.
Paragem Obrigatória
O turismo tem sido, com sucesso, uma das principais apostas do Município de Vila de Rei. A centralidade do Concelho e os bons acessos de que dispõe têm contribuído para um notável aumento de turistas ao longo dos últimos anos.
Centro Geodésico de Portugal
O como principal chamariz, Vila de Rei dispõe de um outro conjunto de atrações turísticas, capazes de satisfazer até os turistas mais exigentes.
Praia Fluvial do Penedo Furado e os Passadiços
Foram inaugurados em 2019 e trouxeram um novo público e largos milhares de visitantes ao Concelho. A Aldeia do Xisto de Água Formosa – a aldeia de xisto mais próxima de Lisboa – é igualmente um ponto a não perder. As Praias Fluviais de Bostelim (com Bandeira Azul) e de Fernandaires (que faz parte da primeira estância mundial de wakeboard) são também pontos de paragem obrigatória.
Rota dos Vinhos da Beira Interior
O Concelho faz ainda parte da Rota dos Vinhos da Beira Interior e, na sua gastronomia, é impossível não fazer referência ao Festival Gastronómico do Bacalhau e do Azeite de Vila de Rei, bem como aos seus enchidos, mel, maranho e bucho recheado.