A economia do concelho assenta em grande parte na agricultura, com destaque para o vinho generoso (o célebre vinho do Porto) que domina o norte do concelho, nos vales dos rios Távora, Torto, Tedo e do inconfundível Rio Douro.

Outra das culturas seculares é sem dúvida o olival, cultivado tanto em bordaduras das vinhas como em olival contínuo, com azeite de grande qualidade. A região sul do concelho, com um relevo montanhoso que chega aos 1.000 metros, é própria à pastorícia e silvicultura. O artesanato, outro dos produtos que se destacam na economia, mantém intactos os traços que o ligam às antigas tradições e continua muito ligado às necessidades do trabalho e da vinha.

Em 2001, Tabuaço foi classificado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, pela preservação de vestígios da sua cultura e pelo património arquitetónico, tanto de origem humana como natural. Tabuaço é ainda conhecido pelas excelentes condições para a prática da caça e pela rica gastronomia.

 

Paragem Obrigatória

 

Roteiro “Douro de Vinhos Finos e de Homens Fortes”

O Homem é a medida de todas as coisas. Também o é desta terra que era estéril e se tornou fecunda, tão forte foi o jeito dos braços no abraço que lhe deu. Justa medida é a das águas do rio que eram bravas e se amansaram. Permanece humilde, todavia, este Homem do Douro. Porque ele precisa sempre do sol que aquece as águas e gera as chuvas, que agasalha a terra e torna doces os frutos. Partindo rumo a Santa Leocádia, com passagem por Adorigo, Valença do Douro, Pereiro e Desejosa.

 

 

Rota dos Vinhos da Europa

Grande Rota – GR14 – O troço concelhio de Tabuaço inicia-se nas extremas do concelho, vindo de Goujoim, Armamar, passa pela Granja do Tedo, sobe por antiquíssimos caminhos às freguesias de Longa e Arcos e continua depois para Paço – Sendim – até ao rio Távora, onde faz ligação ao troço concelhio de São João da Pesqueira. Ao longo do caminho é possível observar não só um riquíssimo património edificado e natural, bem como a relação harmoniosa das populações com o seu meio.