Desconhece-se quando é que a vinha terá sido introduzida no Concelho de Mafra, mas sabe-se que a sua existência é secular, remontando à Idade Média. A distribuição da vinha estendia-se por quase todo o território concelhio, das encostas escarpadas do vale de Cheleiros, à orla costeira junto à Foz do Lizando, tendo atingido o seu expoente máximo em finais do séc. XIX.

No vale de Cheleiros, famoso pelos seus vinhos, o grosso da produção incidia, sobretudo, sobre o vinho tinto, mas também branco, água-pé, vinhos generosos e aguardentes caseiras.

Na região da Azueira, a produção encontra-se enquadrada pelas serras envolventes. Atualmente, a maioria dos viticultores abandonou a produção de vinho caseiro e entrega a uva a estruturas associativas. Quanto às maiores e às mais modernas unidades de produção, produzem o seu vinho mediante tecnologia mecânica sofisticada e o acompanhamento de especialista em enologia, bem como efetuam o escoamento no mercado nacional e internacional.

 

Jardim do Cerco

 

Paragem Obrigatória

 

Adega Cooperativa da Azueira

Fundada em 1959, constitui a face mais visível de um território de vocação vinícola, que tem desenvolvido o cultivo da vinha, desde o séc. XVI, sendo a principal coordenadora da atividade vitivinícola do concelho, de relevo no campo da exportação.

Manzwine

A Manzwine representa o regresso a uma época em que Cheleiros era célebre pela qualidade das vinhas. Um dos seus vinhos, produzido a partir da monocasta Jampal, foi eleito como um dos “50 Melhores Vinhos Portugueses”.

Vinhos Ramilo

Uma parte destes vinhos é produzida no Casal do Ramilo, uma quinta em Alqueidão, berço da produção de vinhos da família, a qual possui um equilíbrio climático associado aos solos da região, permitindo a produção de vinhos muito particulares.

Quinta de Sant’Ana

Esta secular propriedade dedica-se sobretudo a três atividades: o alojamento de hóspedes em casas de campo; a organização de eventos personalizados; e a produção diversificada de vinhos autênticos e cheios de caráter.

 

surf