Em pleno Maciço Calcário Estremenho, Porto de Mós apresenta caraterísticas muito próprias, constituindo o olival tradicional uma das paisagens mais notáveis da região.

Segundo o recente Recenseamento Agrícola (INE, 2019), o olival assume uma das principais atividades agrícolas, ocupando cerca de 1000 ha em que se estima que se produzam mais de 120 mil litros de azeite/ano, e está na origem de um dos segredos melhor guardados – a produção de um azeite frutado de rara e fina qualidade.

Trata-se de um olival essencialmente de sequeiro, detido maioritariamente por uma agricultura familiar de pequena dimensão (cerca de 650 produtores, 80% dos quais com menos de 2 ha) e, portanto, pouco propenso a uma modernização no sentido de uma super intensificação. Na sua base encontramos variedades ancestrais, como a Galega, a Lentrisca e a Cobrançosa.

A manutenção desta atividade, multifuncional, “Olival Paisagístico – Biodiversidade – Azeite de Qualidade” é primordial para a revitalização da região, porquanto tem, para além de outros aspetos, impacto positivo no controlo dos incêndios florestais de grande e frequente ocorrência.

 

Paragem Obrigatória

 

Castelo de Porto de Mós

Obra arquitetónica de características singulares e erguido sob os escombros de um posto de vigia romano, acumulou ao longo dos séculos influências militares, góticas e renascentistas. Atualmente, as suas icónicas torres de cor verde fazem deste monumento um lugar único.

Campo Militar de S. Jorge – CIBA

O Campo Militar de São Jorge foi o cenário de uma das mais importantes batalhas da história de Portugal. A Batalha de Aljubarrota constituiu um episódio decisivo na afirmação da soberania nacional. Quem visita o centro de interpretação embarca numa verdadeira viagem no tempo.

Grutas de Mira de Aire

As Grutas de Mira de Aire, para além da beleza natural que apresentam são, ainda, as maiores grutas turísticas de Portugal.

As dimensões, a beleza e a importância ecológica destas grutas, associadas a um polje com inundações periódicas permitiram que fossem classificadas como Imóvel de Interesse Público e Sitio RAMSAR, e ainda, como local de indiscutível interesse para estudos e investigações espeleológicas.

Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros respira-se bem-estar. Porto de Mós é um centro de desportos por excelência! Infraestruturas várias, associadas às características únicas e inerentes à paisagem local, proporcionam a prática desportiva de qualidade, nas mais diversas modalidades. Viva e apaixone-se por este território que oferece experiências de pura adrenalina ou da mais profunda tranquilidade, em plena comunhão com a natureza.