A tranquilidade, o vinho, a gastronomia, o lazer, a ruralidade e o contexto de natureza — mais de dois terços do concelho é composto pelo envolvimento da Floresta da Laurissilva, Património Mundial — permitem uma oferta diversificada, que fazem de Porto Moniz um dos principais refúgios turísticos da ilha da Madeira.

A riqueza do património natural, a cultura e etnografia possibilitam a realização de inúmeras atividades turísticas e recreativas. Caminhar na natureza através de inúmeros caminhos pedestres e levadas, pedalar ao longo dos trilhos, praticar inúmeras atividades náuticas ou dar um simples mergulho nas fantásticas piscinas naturais. Do mar à serra, Porto Moniz proporciona experiências únicas e memoráveis.

À mesa, a gastronomia do concelho apresenta-se bastante rica e diversificada, realçando os pratos de peixe e marisco. O vinho da Madeira tem séculos de história. É um vinho fortificado, com elevado teor alcoólico, produzido nas encostas da Região Demarcada da ilha. É um símbolo da Madeira em todo o mundo.

 

Paragem Obrigatória

 

Lavadas e Veredas

Convidamo-lo a desfrutar dos cerca 150 km de interação com a realidade verdejante da floresta Laurissilva, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. Ocupando uma área global de quase 15 mil hectares, a Floresta Laurissilva tem a sua grande mancha no município do Porto Moniz, representando cerca de 67% do total da mesma.

Piscinas Naturais do Porto Moniz

Uma atração para milhares de turistas nacionais e estrangeiros, não só pela sua beleza e origem peculiar mas também pelas magníficas condições. A qualidade da água é excelente e as infraestruturas correspondem na perfeição ao nível de excelência deste complexo balnear. A paisagem que envolve as piscinas, a vista panorâmica que o banhista dispõe sobre a costa marítima e os rochedos são um forte atrativo também.