Grândola possui uma história de mais de quatro séculos relacionada com a cultura vitivinícola. Esta cultura teve uma importância determinante para a economia da vila. Em 1712, o Padre Carvalho da Costa, na sua obra Corografia Portuguesa, menciona que “o Rio Davino atravessa hua fermosa varzea de vinhas, em que há mil & trezentos milheyros, as mais fecundas de frutos, & de menos custo na cultura que se conhecem neste Reyno”. Em 1814, o médico José Manuel Chaves refere-se a este facto do seguinte modo: “o vinho aqui he tão generoso que me consta que, não se lhe misturando leve porção d´agua nas vindimas, fica grosso, e se azeda mais facilmente”.
A partir da segunda metade do século XIX a vinha entra em declínio e apenas nos últimos anos se tem verificado o aumento da sua expressão no concelho. O mercado do vinho em expansão e o reconhecimento nacional e internacional da qualidade dos vinhos locais pode antever o regresso de uma época áurea para esta cultura no território.
Paragem Obrigatória
São vários os produtores de vinho no Concelho, que produzem vinhos de qualidade marcante, nomeadamente os Vinhos do Pinheiro da Cruz, Vinhos do Pego da Moura, Vinhos Herdade Canal Caveira, Quinta do Beijinho da Costa, Quinta da Areia Safada, Herdade da Comporta e Serenada Enoturismo.
Quinta do Brejinho da Costa
Visitar a Quinta do Brejinho é conhecer um lugar singular em que a viticultura e as castas foram escolhidas com base na localização privilegiada que junta longas praias e zonas arenosas à grande mancha florestal de pinheiro manso e bravo.
Herdade Canal Caveira
É no Litoral Alentejano, na confluência de duas grandes regiões vitivinícolas portuguesas, Setúbal e Alentejo, que encontramos a Herdade Canal Caveira. Esplanada pelo sopé da Serra de Grândola, a herdade recebe a influência marítima do Atlântico, terra de um microclima único e original. Tem uma área de 45 Hectares, dos quais 25 são de vinha e os restantes de oliveiras, laranjeiras, sobreiros, azinheiras e pinheiros. As vinhas espraiando-se ao sol, quebram-se entre o regaço da ribeira, e a beira da estrada nacional IC1. Antes da paragem para o famoso Cozido à Portuguesa, ergue-se a emblemática casa em forma de Castelo, cumprimentando quem viaja rumo ao Algarve.
Serenada Enoturismo
“A Serenada – Enoturismo” integra duas parcelas de vinha: a vinha velha, plantada em 1961 e a nova em 2008. Os vinhos são frescos, minerais, complexos e elegantes. As vinhas situam-se a cerca de 10 km da orla marítima, entre a praia da Aberta Nova e a praia da Galé.