Terra de gentes vindas, o concelho de Montijo tem sido desde sempre território de atração e de fixação, beneficiando nos anos 40 com a implantação do projeto agrícola – Colonato de Santo Isidro de Pegões, que fez desses terrenos, outrora “uma charneca despovoada e agreste”, dos mais profícuos e férteis da região Demarcada da Península de Setúbal.

Desde 1957 que a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, parte integrante desse grande projeto, produz e comercializa vinhos de elevada qualidade, reconhecidos em Portugal e no estrangeiro.

A zona Este do Concelho detém uma beleza de paisagem ínfima e desafogada, pontilhada pelos campos agrícolas, zonas florestais e pela vinha, que há muitas gerações deixou as suas raízes e que hoje marca a identidade deste território vinhateiro.

Hoje, o concelho destaca-se pela produção vinícola, que aliada à excelente gastronomia local e ao seu património, fazem de si um apetecível território para visitar e voltar.

 

Paragem Obrigatória

 

Museu Agrícola da Atalaia

Dedicado à ruralidade da região, apresenta um  percurso visitável  em torno do lagares de azeite e vinho.

Museu Etnográfico em Canha

Está dedicado à cultura do arroz e inclui um espólio de alfaias agrícolas.

Colonato Agrícola em Santo Isidro de Pegões

Graças à  singularidade do casario edificado, é exemplo único no País. A sua arquitetura tem especial interesse, com destaque para a Igreja de Santo Isidro de Pegões.