Pode dizer-se que a natureza foi benévola com a terra que pisamos no Concelho de Azambuja. As características geomorfológicas dos solos têm-se revelado, ao longo dos tempos, excelentes para o cultivo da vinha. Prova disso é a crescente afirmação, a nível nacional e internacional, dos vinhos aqui produzidos.

Conclui-se, assim, que a qualidade final resulta da riqueza do terroir combinada com os novos métodos tecnológicos de produção e o saber dos nossos vitivinicultores. Por outro lado, para o sucesso e divulgação destes belos néctares, tem contribuído o esforço da autarquia, reforçado nos últimos anos, quer na organização de eventos onde o vinho é protagonista quer na sua promoção em diversos certames.

No balanço desta parceria com os produtores, temos vinhos cada vez mais premiados, mais conhecidos e apreciados, e a conquistarem novos mercados e consumidores tanto em Portugal como no estrangeiro. O caminho a seguir está definido, e o Município de Azambuja estará sempre ao lado dos agentes deste setor, prestigiando os vinhos e o nome do concelho.

 

Paragem obrigatória

 

Vila Museu do Vinho

Neste “Museu Vivo”, vinhas e adegas são espaços naturais e expositivos onde, orgulhosamente, os produtores partilham o seu saber-fazer. O ponto alto da celebração da cultura vitivinícola vive-se em abril, com a Ávinho – Festa do Vinho e das Adegas.

Quintas

Na economia da vinha e do vinho, o enoturismo tem uma expressão cada vez maior, graças também a várias quintas que promovem um vasto número de experiências, como visitas às adegas, provas de vinho e organização de eventos enogastronómicos e culturais.

Programa “Património, Tejo e Vinho”

Visite o Concelho de Azambuja e deslumbre-se com o Tejo, as suas rica fauna e flora, e os belos mouchões. Aproveite para apreciar o património histórico e cultural e a paisagem vinhateira. Por fim, refresque-se numa adega com um bom néctar e a simpatia dos produtores e enólogos. Defina o programa a seu gosto e seja bem-vindo!