Na década de 50, nasce, pelas mãos de D. Ana Magalhães e sua mãe, o afamado Anho Assado com Arroz de Forno. Os restaurantes locais reinventaram-se desde então e o amor pela cozinha tradicional está lado a lado com as novas tendências. O Anho Assado com Arroz de Forno é disso exemplo. A qualidade e tipicidade deste prato tem merecido reconhecimento de individualidades ligadas à gastronomia. Foi mote para a criação da Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno recentemente confecionado pelo Chef Marco Gomes no restaurante Oficina e apresentado na Igreja de Santa Maria, do arquiteto Siza Vieira.

O “Verde” ou bazulaque, de sabores intensos e copiosos, seduz até os mais incrédulos. Quem se atreve a partir sem antes provar também as papas de milho, ou a broa do Freixo, o cozido à Portuguesa ou o arroz de feijão-verde com tomate, acompanhado por deliciosas pataniscas? As Fatias do Freixo são irresistíveis e, para a viagem, vale a pena levar rosquilhos de banca, nas doceiras junto ao rio Tâmega.

Em terras de Carmen Miranda come-se bem. Como os poemas, há sabores eternizados e o melhor é vir conhecer o Marco e deliciar-se com receitas de fazer crescer água na boca.

Anho Assado de Marco de Canaveses

Anho, Verde, Farrapo