E não se esgotam no avesso as castas típicas da nossa região que apaixonam os consumidores, produzindo vinhos de excelência e proporcionando momentos de degustação únicos. Historicamente, as castas Azal, Arinto, Vinhão, Espadeiro, Amaral, Borraçal e Padeiro são muito cultivadas no nosso território, sendo também notável a evolução de vinhas das castas Loureiro e Alvarinho, nas últimas décadas.

A cultura do vinho e da vinha no Marco de Canaveses remonta a tempos imemoriais, associando tradições e vivências ao longo de várias gerações. A produção de vinhos de qualidade no concelho alcançou notoriedade e reconhecimento, afirmando-se, hoje, como elemento diferenciador, projetando e valorizando a imagem do concelho no mercado nacional e internacional.

Os produtores vitivinícolas que integram a Rota dos Vinhos do Marco de Canaveses dedicam-se com paixão a esta atividade agrícola, com forte expressão no setor primário. Contando com cerca de um milhão e meio de litros de vinho produzidos, numa área de aproximadamente setecentos hectares, este importantíssimo recurso impulsiona a dinâmica e desenvolvimento da economia local, elevando assim a nossa oferta enoturística e potenciando uma maior visibilidade do património cultural e paisagístico do Concelho.