A partir do século XII existem já muitas referências à cultura da vinha. A viticultura terá permanecido incipiente até aos séculos XII-XIII, altura em que o vinho entrou definitivamente nos hábitos das populações do Entre-Douro-e-Minho. A história revela que terão sido os “Vinhos Verdes” os primeiros vinhos portugueses conhecidos nos mercados europeus, principalmente os desta região e os da Ribeira de Lima.
Pelo decreto-lei nº 275/73, confirmou-se e legalizou-se uma tradição, reservando a designação Alvarinho ao vinho verde produzido apenas na sub-região de Monção, concelhos de Monção e Melgaço, em terrenos de meia encosta da bacia hidrográfica do rio Minho, obtido pela produção e transformação de uma única casta de uva branca assim designada.
É nesta sub-região (concelhos de Melgaço e Monção) que encontramos as condições ideais de microclima e solo para o cultivo e maturação desta uva única e genuína, considerada por muitos a melhor casta branca enxertada nas vinhas portuguesas e que dá origem a vinhos únicos no mundo.
Paragem Obrigatória
Solar do Alvarinho
Veio dar resposta a várias necessidades relacionadas com a defesa, promoção e divulgação do Vinho Alvarinho, o desenvolvimento e dinamização do meio rural, o incentivo à produção e comercialização do vinho Alvarinho, a divulgação e promoção do artesanato local e de outros produtos típicos, e ainda a divulgação das raízes tradicionais e culturais da região. Está localizado no chamado “Edifício dos Três Arcos”, situado em plena zona histórica, e compreende uma sala de provas, sala de reuniões, loja e bar.
Rota do Alvarinho
O Vinho Alvarinho, produzido na Sub-Região de Monção e Melgaço, dispõe de uma Rota própria, implementada pela Câmara Municipal de Melgaço em parceria com diversos agentes locais, com o objetivo de, conjuntamente, dinamizarem o potencial enoturístico do concelho. Através da sua vasta rede de aderentes, proporciona atividades turísticas de lazer e tempo livre dedicadas à descoberta e desfrute, cultural e enológico, da vinha, do vinho e do seu território.