O património cultural de Ponte de Lima passa pelas construções arquitetónicas, pelas tradições, pelas festividades, pela gastronomia, pela paisagem da Ribeira Lima e pela história que nos liga à cultura da vinha e à produção de vinho desde tempos imemoriais, numa simbiose perfeita entre o mundo rural e o mundo urbano. Todo esse património faz deste concelho um lugar ímpar e excecional, à semelhança do seu Vinho Verde de excelência, essencialmente produzido a partir da casta Loureiro, razão pela qual Ponte de Lima tem vindo a assumir-se como a “Capital do Loureiro”.

Localizado no epicentro da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, mais concretamente na sub-região do Lima, o concelho de Ponte de Lima orgulha-se de ter o maior número de produtores individuais de toda a Região. Os seus vinhos brancos, predominantemente associados à casta Loureiro, têm aromas finos e elegantes que vão desde o citrino (limão) até ao floral (rosa). Os vinhos tintos são produzidos principalmente a partir da casta Vinhão e Borraçal.

Também o sector do enoturismo em Ponte de Lima, que tem vindo a demarcar-se pela forte aposta em serviços e produtos de excelência, tem sido reconhecido tanto a nível nacional como internacional, destacando-se a atribuição do título de Best of Wine Tourism Awards a infraestruturas sediadas no concelho de Ponte de Lima.