Tal como o resto do país, este concelho tem um fiel ingrediente: o bom e velho Bacalhau. Aqui pode encontrar o Bacalhau à Viana, o Bacalhau à Gil Eannes, o Bacalhau à Zé do Pipo, o Bacalhau na Brasa, o Bacalhau de Cebolada e o Bacalhau à Camelo. Daqui partiam para a Terra Nova e Gronelândia, os bacalhoeiros carregados de fé e com esperança numa boa faina. Por lá ficavam seis meses, após o que regressavam às suas terras. E o bacalhau assentou arraiais, gastronomicamente, neste concelho, fazendo dele o centro de todas as atenções dos gastrónomos fiéis a uma boa bacalhoada. Mas claro, em Viana também pode experimentar pratos à base de outros Peixes, Mariscos e Carnes, como a Santola, o Arroz de Polvo à Moda do Minho, a Lampreia à Bordalesa, Pescada à Vianense, e ainda o Cabrito à Serra d’Arga, o Arroz de Pé Descalço ou Pica no Chão, os Rojões à Moda do Minho e o Arroz de Sarrabulho. Tudo isto acompanhado de um excelente Vinho Verde (branco, tinto e rosé, com destaque para as castas Loureiro e Vinhão).
Neste concelho do Norte de Portugal, pode-se desfrutar das deliciosas sobremesas típicas, como por exemplo, a Torta de Viana, e ainda as Meias-Luas, os Sidónios, as Santas Luzias, os Biscoitos de Viana e os Doces de Gema, entre outros.
Efetivamente, a gastronomia e o património monumental e ambiental fazem de Viana do Castelo um destino turístico que oferece a quem a visita, vastos motivos de encanto e brinda o paladar com requintados e substanciados prazeres.
Razões não lhe faltarão para visitar Viana do Castelo.