Bacalhau à Felgueiras

A eleição do bacalhau como base para o prato identitário da gastronomia de Felgueiras resultou de uma pesquisa aprofundada, que permitiu concluir que esta iguaria tão apreciada na atualidade, tanto pelos portugueses como pelos turistas estrangeiros, tem uma tradição ancestral na dieta dos felgueirenses desde o século XVII.

Conforme comprovam documentos do arquivo distrital de Braga, no fundo da Congregação de S. Bento e do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, o bacalhau já fazia parte da dieta alimentar dos Monges Beneditinos de Pombeiro desde, pelo menos, 1638. A pesquisa no fundo arquivístico da Câmara Municipal de Felgueiras permitiu compreender a tradição generalizada do bacalhau na dieta dos Felgueirenses, sendo o registo mais antigo relativo à sua venda datado de 1699 e nos anos seguintes de venda de bacalhau nas feiras de Barrosas, S. Jorge de Várzea e Margaride, pelo que o seu consumo em Felgueiras seria, já nessa altura, em larga escala. 

A tradição do bacalhau continua fortemente enraizada em Felgueiras, o saber fazer passou de geração em geração, daí integrar os menus de 19 restaurantes do concelho. 

Participaram ativamente nas sessões teóricas e práticas do projeto PROVE/TASTE FELGUEIRAS gestores e cozinheiros da maioria dos restaurantes. O prato foi criado em 2019, em equipa, pelos chefes cozinheiros de Felgueiras com a coordenação do reputado chefe José Vinagre.

Faltava um prato identitário, que harmonizasse a tradição com a inovação, inspirado e criado pelo orgulho, vocação e talento felgueirense, o “Bacalhau à Felgueiras”! 

Venha experimentar, SABOREAR e sentir… Felgueiras!