Conforme comprovam documentos do arquivo distrital de Braga, no fundo da Congregação de S. Bento e do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, o bacalhau já fazia parte da dieta alimentar dos Monges Beneditinos de Pombeiro desde, pelo menos, 1638. A pesquisa no fundo arquivístico da Câmara Municipal de Felgueiras permitiu compreender a tradição generalizada do bacalhau na dieta dos Felgueirenses, sendo o registo mais antigo relativo à sua venda datado de 1699 e nos anos seguintes de venda de bacalhau nas feiras de Barrosas, S. Jorge de Várzea e Margaride, pelo que o seu consumo em Felgueiras seria, já nessa altura, em larga escala.
A tradição do bacalhau continua fortemente enraizada em Felgueiras, o saber fazer passou de geração em geração, daí integrar os menus de 19 restaurantes do concelho.
Participaram ativamente nas sessões teóricas e práticas do projeto PROVE/TASTE FELGUEIRAS gestores e cozinheiros da maioria dos restaurantes. O prato foi criado em 2019, em equipa, pelos chefes cozinheiros de Felgueiras com a coordenação do reputado chefe José Vinagre.
Faltava um prato identitário, que harmonizasse a tradição com a inovação, inspirado e criado pelo orgulho, vocação e talento felgueirense, o “Bacalhau à Felgueiras”!
Venha experimentar, SABOREAR e sentir… Felgueiras!