Festival da Patanisca 2022

A Patanisca tem no Cercal, grande tradição.
Há pelo menos 100 anos que as pataniscas fazem parte do património gastronómico da freguesia pelas mãos da Tia Bernarda, que levava este repasto às feiras que aconteciam um pouco pelo concelho de Santiago e pelos concelhos vizinhos.
A patanisca, salgadinha para puxar a pinga, era acompanhada pelo vinho tinto da região, pelo traçadinho (gasosa com vinho) ou pelo copinho de Genebra. As mulheres e as crianças bebiam pirolitos, bebida gasosa (que para abrir se empurrava um berlinde para dentro da garrafa).
A receita da patanisca do Cercal é muito simples -bacalhau, farinha e água da demolha do bacalhau – no entanto possui um segredo que a torna particular … um pouco de aguardente de bagaço.
Esta receita simples precisa simplesmente de uma boa mão de mulher e reza a história de que as pataniscas do Cercal sempre foram confecionadas por mulheres e jamais poderão ser confecionadas por um homem sob pena de algo de mau vir a acontecer.

O Festival da Patanisca surgiu para enaltecer as tradições relacionadas com a gastronomia e vinhos e também para honrar as mulheres que ao longo do tempo foram “tendo mão” para a confeção desta iguaria.
A segunda edição do Festival da Patanisca, em 2022, inicia-se no dia 26 de julho com a realização de um Roteiro Gastronómico, nos restaurantes aderentes da freguesia e nos dias 5 e 6 de agosto, no Largo dos Caeiros, terão lugar as Tasquinhas, com apresentação de showcooking, concertos e Dj’s.

https://www.cm-santiagocacem.pt/?s=festival+patanisca