Não possuindo uma tradição de produção vitivinícola em larga escala, a história do vinho no Concelho de Vila Franca de Xira faz-se de pequenas produções, quase na sua totalidade para consumos na região.
A Quinta Municipal de Subserra, desde a sua fundação no século XVII, tem produção de vinhos. Quando o Municipio de Vila Franca de Xira efetua a sua aquisição, a produção continua sendo destinada a oferta nas festividades do Concelho.
O arranque do Projeto “Encostas de Xira” em 2015 veio alavancar a produção e colocar o Concelho no mapa do Setor dos Vinhos, esperando que desta forma outros produtores se juntem e o fortaleçam.
O objetivo que norteou a produção dos Vinhos “Encostas de Xira” foi criar um produto de qualidade que orgulhasse os munícipes e que representasse bem o Concelho mas o seu casamento com as principais iguarias da nossa gastronomia acaba por ser quase perfeito.
Paragem Obrigatória
O Enoturismo em Vila Franca de Xira está a dar os seus primeiros passos pela mão da Câmara Municipal, que na sua Quinta Municipal de Subserra, onde são produzidos os Vinhos “Encostas de Xira”, está a desenvolver todas as condições para alojar e receber os amantes de enoturismo num ambiente tranquilo e familiar. A recente inauguração da loja e da sala de provas, permitem aos visitantes a compra de vinhos “à porta da adega” ou o espaço indicado para a prova dos vinhos “Encostas de Xira”e ainda a realização de eventos particulares ou de empresa. A Quinta do Século XVII, propriedade do Município desde os anos oitenta, possui espaços de particular beleza com uma vista magnifica sobre o Tejo e as Lezírias. Um paraíso por descobrir.