Memória de Sabores – Homenagem – Bacalhôa

Em 2022, celebra-se o centésimo aniversário de uma das maiores empresas do setor do vinho em Portugal – a Bacalhôa – Vinhos de Portugal. 

 

A sua história iniciou-se em 1922, com a fundação da firma João Pires & Filhos, dedicada à comercialização de vinhos a granel produzidos a partir de uvas da Península de Setúbal. A partir dos anos 1970, o dinamismo e proatividade da empresa levaram-na mais além, nascendo assim as marcas Quinta da Bacalhôa, Catarina, JP, entre muitas outras. O crescimento alargou-se, depois, a outras zonas do país, nomeadamente a Quinta do Carmo, no Alentejo, e a Aliança, na Bairrada.

O dinamismo da empresa está também presente no enoturismo – o Palácio da Bacalhôa e a Adega Museu, em Azeitão, são referências no que respeita à ligação entre o vinho e o turismo.  

No ano em que celebra o seu centenário e inicia um novo ciclo, o principal desafio da empresa é a implementação e consolidação do Projeto de Produção Sustentável do Grupo Bacalhôa, iniciado em 2020. A Bacalhôa-Vinhos de Portugal acredita firmemente na enorme mais-valia da sustentabilidade, de forma transversal à sua atividade. 

Não faltam, por isso, motivos para comemorar 100 anos de uma vida empresarial associada a uma história riquíssima, repleta de pioneirismo, criatividade, dinamismo e sucesso. Assim, ao longo de 2022, a Bacalhôa irá realizar várias iniciativas direcionadas a profissionais e consumidores, onde a cultura, a arte, a paixão e, é claro o vinho, terão um lugar de destaque.