Museu Rural e do Vinho do Cartaxo

O Museu Rural e do Vinho do Cartaxo abriu as suas portas a 23 de novembro de 1985, com o principal intuito de valorizar e divulgar as tradições associadas ao mundo rural, em particular à cultura da vinha e à produção do vinho.

Situado no Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas, este espaço constitui um dos locais de maior interesse do concelho, reunindo elementos que permitem conhecer a história e a tradição da terra, assim como as principais atividades que contribuem para a preservação da identidade deste concelho ribatejano.
O museu possui diferentes espaços temáticos, a começar pela exposição permanente “À Descoberta da Cultura Rural”, que apresenta os elementos geográficos, etnográficos e históricos do concelho. Nesta secção podem ser apreciados também objetos associados ao fabrico do pão e do azeite.
Conhecido como “terra de pastagens abundantes e de criação de gado”, o Ribatejo possui uma forte ligação às atividades tauromáquicas, que estão igualmente representadas neste espaço, através de elementos alusivos ao toiro, ao cavalo e ao campino.
As várias fases da produção de vinho – plantação do bacelo, tratamento da vinha, preparação do vasilhame, vindima, pisa das uvas, trasfega e conservação do vinho – são retratadas numa antiga adega restaurada, onde é apresentado todo este percurso que começa na vinha e termina na adega.
No alpendre anexo ao museu encontram-se elementos que documentam a mecanização agrícola, entre os quais um dos primeiros tratores usados no cultivo das terras do concelho.
A taberna tradicional, reconstituída com todos os elementos característicos deste espaço de convívio, é um dos espaços mais simbólicos do museu.
Com visitas guiadas, serviço educativo, serviço de restauro, centro de documentação e loja.