Comprovadamente desde a Época Romana se produz vinho em Nelas, mas foi após os Descobrimentos que famílias abastadas investiram no cultivo da Vinha, transformando o modo de produção e criando uma paisagem cultural única com um “terroir” invejável. Está instalado em Nelas desde 1946 o Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão que promove o estudo científico do vinho e da vinha. Em 1966 foi erigida em Nelas uma estátua ao Escansão “por bem servir”, que é hoje um dos ex-libris do concelho.

Um “terroir” de solos de origem granítica e uma excelente exposição solar aliados a um “savoir faire” transmitido de geração em geração propiciam também as condições ideais para produção vínica originando desta forma néctares reconhecidos além-fronteiras.

Local de reconhecido interesse empresarial e turístico, nomeadamente no segmento enoturístico. São mais de 20 produtores certificados, com uma área de produção de mais de 1000 ha, encontrando-se no concelho a maior parcela de vinha da região do Dão.

 

Paragem Obrigatória

 

Somando à riqueza natural do Concelho, Nelas apresenta também um valioso e diversificado património arquitetónico, arqueológico e religioso, que nos remonta a épocas ancestrais.

Nelas acolhe dezenas de Solares e Casas Senhoriais dos séculos XVII e XVIII, Pelourinhos, Fontanários e Moinhos que dão cor às vilas e povoações. O património religioso tem um lugar de destaque, com belos exemplares de Igrejas e Capelas que povoam todo o território. Todo este conjunto patrimonial confere ao Concelho de Nelas uma rara beleza e uma cultura multifacetada em todas as suas sete freguesias, das quais se destacam naturalmente Santar, a Vila Vinhateira do Dão.

Nesta região, são muitas as Quintas e Adegas que abrem as suas portas aos visitantes.

Deixamos-lhe as nossas sugestões: Caminhos Cruzados, Carvalhão Torto, Casa de Santar – Sociedade Agrícola de Santar, Fazenda Glória de Santar, Fidalgas de Santar, Kelman Wines, Paço dos Cunhas, Palwines, Pedra Cancela – Adegas Lusovini, Quinta da Alameda, Quinta da Boiça, Quinta da Fata, Quinta de Santo António do Serrado, Quinta de São Simão – Sociedade de Vinhos Borges, Quinta de Senhorim, Quinta de Tralcume, Quinta do Castelo, Quinta do Mondego, Quinta do Sobral, Santar Vila Jardim Wines, Lda, Vinhos Imperfeitos e Quinta das Mestras.

Escanção