Viseu é a cidade vinhateira do Dão. Quintas com história, um território rico e diverso, néctares magníficos e eventos traduzem este ADN. “No coração do imenso planalto de solo granítico protegido pelas serras da Estrela, Montemuro e Caramulo, a cidade de Viseu é reconhecidamente a capital de uma das mais singulares regiões vitivinícolas de Portugal – e mesmo da Europa, apresentando características que se assemelham a algumas das emblemáticas regiões francesas”, descreve Luís Costa, jornalista, “winewriter” e editor da revista “WINE – A Essência do Vinho”.
É uma cidade que respira autenticidade e felicidade. Tem caminhos que contam lendas, jardins para passear, um Centro Histórico de charme e uma atitude urbana irrepreensível, onde se destacam as pinturas de street art. É a cidade de Viriato e é Cidade-Jardim, pelo menos desde 1936. Sempre pronta a receber quem vive e visita esta cidade no coração de Portugal, não é destino de um atributo só. O que a distingue é o mix de uma oferta completa.
Paragem Obrigatória
Solar do Vinho do Dão
Com uma origem que remonta ao século XII, o Solar do Vinho do Dão ou antigo Paço Episcopal, foi residência permanente dos bispos de Viseu até aos inícios do século XX. Casa de história e de inúmeras histórias, lugar de cariz único e de plenitude incomparável, alberga hoje a Comissão Vitivinícola Regional do Dão e é o local de partida de uma das rotas mais sensoriais de Viseu, a Rota do Vinho do Dão.
Percursos naturais
Na cidade-jardim, não poderiam faltar percursos que privilegiam a natureza, o património, a paisagem e os segredos. Para conhecer este território a caminhar ou a pedalar, Viseu apresenta um Guia de Percursos Pedestres e BTT do Concelho, que é uma compilação de trilhos composta por treze caminhos que se encontram homologados e assinalados segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. São a proposta ideal pra conhecer melhor a região, o seu património histórico e cultural e a diversidade paisagística.