Sendo um concelho predominantemente agrícola, a cozinha desta região privilegia a qualidade dos produtos hortícolas locais, assim como as carnes de porco, galinha, coelho e os peixes da costa. Também o pão tem uma forte tradição na mesa do concelho de Torres Vedras. No entanto, o maior destaque gastronómico é sem dúvida dado ao Pastel de Feijão e à Uvada, produtos típicos de Torres de Vedras e com ancestral tradição.
A origem do Pastel de Feijão de Torres Vedras é apontada como sendo conventual, pelo farto uso de açúcar, gema de ovos e amêndoa na sua composição e surgem registos da receita em finais do século XIX.
Sendo Torres Vedras um dos concelhos com maior tradição vitivinícola do país, a Uvada sempre esteve presente na mesa dos Torrienses, fazendo parte do seu património. A Uvada pode ser apresentada em frasco de vidro ou numa tigela. Dependendo da textura pode ser barrada com uma colher ou fatiada para acompanhar queijo, pão, tostas estaladiças e frutos secos. Este é um doce de paladar único, sem açúcar e que se conserva de um ano para o outro.