A presença da vinha e da oliveira em Santarém é anterior à presença romana e a sua importância socioeconómica e cultural prolonga-se até aos dias de hoje. Seja nas planuras da Lezíria marcada pelo Tejo, no ondulado do Bairro ou no acidentado da Serra, dominam a paisagem do concelho.

Vinhos e azeites de identidade vincada confirmam a associação virtuosa a uma gastronomia autêntica ligada aos sabores da terra e do rio, bem patentes à mesa das famílias, dos restaurantes, ou nos eventos emblemáticos.

Os vinhos brancos são oriundos das castas Fernão Pires e Arinto, o que lhes confere um caráter leve e frutado. Os tintos, encorpados e macios, das castas Touriga Nacional, Trincadeira, Castelão e Aragonês.

Os azeites tradicionais provêm das variedades de azeitona Galega Vulgar e Lentisca, que originam azeites ligeiramente espessos, ligeiramente doces e com frutado a azeitona e maçã, e da variedade Cobrançosa, que produz azeites mais intensos, de frutado verde e ligeiro picante. A união destas variedades resulta em azeites com características organoléticas harmoniosas, de cor amarelo ouro, por vezes levemente esverdeada, conforme o estado de maturação na colheita.

 

Paragem Obrigatória

 

A cidade de Santarém é uma visita imprescindível. Os inúmeros pórticos e rosáceas, arcarias e frestas, ou elementos decorativos de traça ogival conferiram-lhe o epíteto de “Capital do Gótico”. Um importante legado arquitetónico de outras épocas pontua igualmente pela cidade. O jardim da Porta do Sol, com vista para o Tejo, é outro dos ícones incontornáveis.

Com a emergência dos novos produtos turísticos associados a um legado cultural, o enoturismo e o olivoturismo assumem protagonismo diferenciador no concelho.

A oferta ligada ao enoturismo, nomeadamente a Qta da Ribeirinha, a Qta Monteiro de Matos, a Qta do Arrobe e Adega Coop. de Alcanhões, ou ao olivoturismo, Qta Vale de Lobos, The Landscape Farm ou Qta do Juncal, fazem jus às tradições rurais, à qualidade dos seus produtos e à panóplia de experiências gratificantes que proporcionam.

Em pleno ambiente rural poderá provar voluptuosos néctares locais, fazer uma degustação de azeites, agendar uma refeição ou um convívio de amigos, efetuar uma visita às vinhas ou aos olivais e inteirar-se do processo produtivo.

Por tudo isto, Santarém convida a entrar e a conhecer.