Ingredientes; galo; cebolas; Alhos; Salsa; Sal; Pimenta; Chouriço de carne; Toucinho; Vinho verde tinto; Sangue do galo; Vinagre; Piripiri; Azeite; Arroz
Preparação: Aproveitar o sangue no momento da matança do galo, ao qual é necessário adicionar um pouco de vinho tinto para que o sangue não coalhe. Limpar bem o galo, desmanchar e separar os miúdos.
Preparar um estrugido e colocar o galo a estufar, adicionar o chouriço, o toucinho, os miúdos do galo, o sal, a pimenta, o alho, a salsa, o piripiri e deixar estufar. Quando a carne estiver pronta retirar da panela juntamente com os miúdos do galo, o chouriço e o toucinho.
Coar a calda, adicionar água, deixar levantar fervura e depois introduzir o arroz. Quando o arroz estiver a ficar pronto acrescentar o sangue, a gosto, o arroz deve ficar com o tom escurinho. De seguida introduzir o galo e adicionar vinagre a gosto.
Separadamente cortar o chouriço, o toucinho e os miúdos do galo em pequenos pedaços e dispor por cima do arroz para compor o prato.