Leitão à Bairrada

O Leitão tem registos escritos do séc. XVII e XVIII onde a Mealhada já era lugar de paragem obrigatória. É um dos pratos regionais mais conhecidos e apreciados na região da Mealhada, tendo sido nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

O Leitão assado à Bairrada é considerado o ex-líbris gastronómico do concelho da Mealhada. É uma iguaria que se tornou um símbolo, tendo ultrapassado fronteiras pelas suas caraterísticas próprias e peculiares. 

Receita: 

Ingredientes: 

— leitão; 

— alho, sal, pimenta, banha de porco, vinho branco. 

Modo de Preparação: 

Depois de bem limpo e amanhado, enfia-se o leitão na vara onde se amarram as pernas à vara ficando as mãos livres. De seguida, todo o tempero é colocado dentro da barriga. Cosem-se os rasgos abertos no ventre e pescoço com uma agulha e “fio carrete”. 

Coloca-se em forno típico de tijolo que deverá ser previamente aquecido com feixes de vides, até ficar bem quente, ficando o “rescaldo” no interior que se tapa ou destapa com cinza para ir controlando a temperatura. O leitão deverá assar lentamente, durante cerca de 1h30 a 2h00, sendo importante rodá-lo durante os primeiros 30 minutos. Deverá, por vezes, ser retirado do forno e borrifado com vinho branco da Bairrada com acesso a um ramo de louro.