Oliveira do Hospital

Tigelada

Tostada por cima, dourada por dentro, a tigelada tem um sabor que nos transporta para momentos de festa, onde a família e os amigos estão reunidos, aconchegados pelo calor do forno a lenha ainda quente onde a tigelada esteve a cozer. Se antigamente era apenas confecionada em dias de festa, hoje marca lugar de honra na tradição do concelho, apresentando-se nas ementas dos restaurantes e sem qualquer desculpa é confecionada com regularidade, estando presentes nas mesas das famílias que se digladiam para raspar o fundo do caçoilo tostado.

A tigelada é sempre confecionada em caçoilo de barro vermelho de Molelos e que deve ser apenas utilizado para a cozedura da tigelada. Os mais velhos referem que antigamente se usava muitas vezes caçoilos de barro preto. A tigelada deve ser cozida em forno de lenha após a cozedura da broa.

Ingredientes :

12 Ovos

1L de leite gordo

2 colheres de sopa de farinha de broa

12 colheres de sopa de açúcar

Raspa de limão

Canela q,b.

Preparação:

Juntam-se os ovos inteiros numa taça com o açúcar. Adiciona-se a raspa de limão, a canela, a farinha e por fim o leite mexe tudo muito bem.

Enquanto isso coloque o caçoilo de barro no forno a aquece por uns instantes, depois deite o preparado no caçoilo já quente e vai ao forno a cozer.