A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), tem vindo a chamar a atenção para a importância da agroecologia na construção de sistemas alimentares sustentáveis e dietas saudáveis. Em Oliveira do Hospital as populações sempre viveram de acordo com os princípios que regem esta forma de agricultura sustentável, retomando as conceções agronómicas do passado. Com trabalho árduo, se tiravam da terra produtos de rico teor nutricional. Assim foram e são as gentes de Oliveira do Hospital, resilientes, inventivas, sábias na utilização dos seus recursos.
A gastronomia de Oliveira do Hospital, tem sabido preservar, quer a memória alimentar, quer a diversidade alimentar desta região, transportando os conhecimentos herdados dos seus antepassados para o presente. A gastronomia é construtora de redes de afetos, representação e expressão dos saberes da identidade de um povo.
No seio das famílias ou nos restaurantes que recebem os visitantes, podemos encontrar uma oferta gastronómica que reflete a autenticidade da história gastronómica deste povo, que mantem na sua dieta alimentar uma simplicidade e qualidade que a todos cativa.