A produção de vinho e azeite é nestas terras uma atividade milenar. Modernizada em meados do século XX, desenvolveu-se de tal forma que, para além de um vasto leque de produtores de vinho e de azeite, encontramos aqui das melhores unidades do país.
Existem atualmente sete produtores de vinho no concelho: Casa de Santa Vitória, Herdade da Figueirinha, Herdade da Malhadinha Nova, Herdade dos Grous, Herdade da Mingorra, Herdade Paço do Conde e Herdade do Vau, que produzem vinhos de excelente qualidade. Parte significativa da produção destina-se à exportação. A área de vinha ronda os 911 ha, com uma produção anual na ordem dos 7,5 milhões de litros (6 milhões de tintos e 1,5 milhões de brancos).
No que respeita ao azeite, temos registo de 11 produtores, dos quais 5 proporcionam atividades direcionadas para o turismo, como é o caso da Casa de Santa Vitória, da Herdade da Figueirinha, da Herdade da Malhadinha Nova, da Herdade dos Grous e da Herdade Paço do Conde. A área de olival plantada no concelho é de 21.027 ha.

Paragem Obrigatória

Castelo
De cariz medieval e com uma torre de menagem com cerca de 40 m de altura, a mais alta torre militar em território nacional, é considerada pelos investigadores como uma das mais belas de Portugal.

Natureza e paisagem
O concelho de Beja, de localização privilegiada para atividades de observação e fruição da natureza, constitui-se como um dos concelhos mais representativos no que concerne à biodiversidade no nosso país. Destacamos o Rio Guadiana, a ribeira de Terges e Cobres e a zona de proteção especial de Castro Verde e de Cuba como exemplos desta riqueza.


Parque Fluvial de Cinco Reis
Criada em 2020, a praia fluvial de Beja veio proporcionar uma nova forma de usufruir da tranquilidade e beleza da paisagem alentejana, permitindo uma estadia refrescante nos dias quentes de verão.