A vinha faz parte da paisagem agrícola local desde tempos remotos. O gosto pelo consumo do vinho terá sido trazido por povos antigos, perdurando até hoje. Na década de 60 do século passado a produção de vinho teve forte peso no tecido produtivo local, então demonstrado pela criação da Adega Cooperativa de Lagos. Todavia, o crescimento do Turismo como principal atividade económica levaria ao abandono das vinhas, dando origem à crise do setor cooperativo. O recente ressurgimento da vitivinicultura em Lagos deve-se à iniciativa privada com o suporte e incentivo articulado de entidades da região.
Atualmente, dão continuidade a esta tradição seis produtores – a Quinta dos Seromenhos, o Monte da Casteleja, o Monte do Além, a Agrolares, a Ideias do Infante e a Falésia Wine – que comprovam a vitalidade do setor. Lagos destaca-se, ainda, por ter no seu território duas das três vinhas de produção biológica certificadas no Algarve, assim como vinhos distinguidos em concursos e feiras.

Paragem Obrigatória

Uma oferta cultural diversificada, com exposições, espetáculos, festas tradicionais, feiras e outros eventos, preenche o calendário da vida lacobrigense. Junte-se a esta animação as visitas a museus e ao património cultural, o prazer de passear por um centro histórico com vastas áreas pedonais, onde a animação de rua acontece, e a diversão noturna. Os passeios de barco, para conhecer a fauna marítima ou as invulgares formações rochosas da Costa D’Oiro, e os passeios em terra, a pé ou de bicicleta, por trilhos e rotas devidamente assinalados, são algumas das muitas atividades possíveis.

Se vier no Verão não lhe faltarão opções para tomar banhos de sol e de mar ou praticar desportos náuticos, em praias de extensos areais, assim como em pequenas conchas de areia cercadas por imponentes arribas, com a confiança assegurada por galardões ambientais.

Atrativos não faltam para justificar uma visita a Lagos durante todo o ano, pois mesmo no inverno o clima é ameno, a luz é inspiradora e os dias são um convite ao descanso e ao lazer.

Praia Dona Ana