Chanfana no restaurante Cantinho d’Arruda

A Chanfana é um prato secular e terá sido uma das ementas eleitas no século XIX, aquando da 3.ª Invasão Francesa na região. Em junho e em outubro, nas Mostras Gastronómicas Ementa Oitocentista (por ocasião do Mercado Oitocentista) e À Mesa dos Generais (comemorações do Dia Nacional das Linhas de Torres), a Chanfana é um dos pratos confecionados no restaurante Cantinho d’Arruda, fazendo as delícias de quem visita o território, acompanhado por um vinho tinto da Quinta de S. Sebastião.

Um pouco de história
Criado em 1991 por José Luís Gonçalves e a sua esposa Leopoldina, o restaurante deve o seu nome à sua localização num dos extremos do Concelho de Arruda dos Vinhos tendo sido batizado “O Cantinho d’Arruda”.
Gerido por Genoveva Simões, desde 2013, este restaurante é reconhecido pela escolha criteriosa das matérias-primas e consequente qualidade dos produtos apresentados, pela confeção caseira de todos os pratos e pela simpatia com que se é sempre recebido.

Site e Redes sociais: www.cantinhodarruda.pt
www.facebook.com/cantinhodarrudachurrasqueira

Em Arruda dos Vinhos, a Gastronomia, o Vinho, a História e o Património Militar convidam a percorrer o Circuito das Linhas de Torres de Arruda dos Vinhos e o vasto território da Rota Histórica das Linhas de Torres; a experienciar os Fortes militares: o miradouro, os parques de merendas, o baloiço de madeira com vista para o Vale Encantado, os passeios pedestres e de BTT e ainda programar a sua visita autónoma com recurso aos áudio-guias do Município de Arruda dos Vinhos, em três línguas: português, inglês e francês.
www.cm-arruda.pt

 

Descrição / Receita culinária da Chanfana

Ingredientes
2 kg de cabra velha; 2 cebolas médias; 4 dentes de alho; 4 folhas de louro; 1 ramo de salsa; 1 colher de sopa de pimentão doce; 3 cravinhos; Vinho tinto q.b.; 1 dl azeite; Sal, pimenta e piri-piri q.b
Modo de preparação
Temperar no dia anterior, colocar no tacho e levar ao forno por duas a três horas, com a tampa fechada. Servir com batata cozida.

Harmonização
Para este muito apreciado prato, o restaurante Cantinho d’Arruda propõe a harmonização com um clássico do concelho, o vinho tinto Reserva 2015 da Quinta de S. Sebastião. É um vinho de cor granada profunda e aroma com notas de fruta madura. Flores de laranjeira e algumas especiarias bem casadas com as notas tostadas obtidas durante os 12 meses de estágio em barrica de carvalho francês. Na boca é um vinho intenso e elegante, com taninos a assegurar uma evolução saudável nos próximos anos.
Acompanha bem com carnes vermelhas e é a sugestão do Cantinho d’Arruda para provar a gastronomia e os vinhos da região.
https://quintassebastiao.com/

 

Saiba mais sobre Gastronomia e Vinhos deste concelho:

– Enoturismo e Produção de vinho em Arruda dos Vinhos
http://www.cm-arruda.pt/enoturismo-e-producao-de-vinho

– Onde Comer em Arruda dos Vinhos
http://www.cm-arruda.pt/catalogs/listentities.aspx?category=30