Sopa de Castanhas e Perdiz

O “menu” que se segue dá a conhecer o sabor dos pratos tradicionais locais e dos produtos endógenos. Estas especialidades notáveis que aguçam o apetite são fruto de uma escolha criteriosa das matérias-primas que fazem de Arruda dos Vinhos um local de repetidas passagens gastronómicas, desde a genuína tasca até ao restaurante mais elaborado.

Em Arruda dos Vinhos, o Bacalhau é o rei e a Galinha a rainha das ementas gastronómicas, sendo este território conhecido e afamado pelo Bacalhau de referência do Oeste, mas não só!

O Município de Arruda dos Vinhos aposta na promoção enogastronómica do seu território através da organização e divulgação de três Mostras Gastronómicas anuais, onde a gastronomia é particularmente apreciada na companhia dos bons vinhos arrudenses: em maio, a Mostra Gastronómica “Carnes de Capoeira”, em junho e durante o Mercado Oitocentista, a Mostra Gastronómica “Ementa Oitocentista” e em outubro, tendo por mote o Dia Nacional das Linhas de Torres (20 de outubro), promove a Mostra Gastronómica “À Mesa com os Generais” conjuntamente com a Rota Histórica das Linhas de Torres.

No Festival do Caracol, em junho, poderá provar vários pratos confecionados com caracóis que vão desde a feijoada de caracol à espetada de caracoletas. A tradicional Festa da Vinha e do Vinho, que conta com mais de duas dezenas de edições, convoca à participação dos restaurantes do concelho e de outras regiões do país, a par dos produtores vinícolas da região.

Destaque ainda para a doçaria primorosamente executada, a deliciosa Bruxa d’ Arruda, uma pequena torta de noz recheada com doce de ovos e coberta por um fio de chocolate ou os Pastéis de São Lourenço, pequenas queijadas de canela, mel e passas de uva, típicos da freguesia de Arranhó.