Percurso Pedestre (pela Quinta das Arcas)

O percurso pedestre da Quinta das Arcas, com extensão aproximada de 10 Km, leva-o a descobrir o núcleo agrícola de Ferreira, o rio, a Quinta e as vinhas. Ao longo do percurso vai percorrer vinhas e descobrir as castas que tornam os Vinhos Verdes da Quinta das Arcas tão especiais!

A partir da adega, o percurso passa por um ancestral moinho circular coberto, que em tempos era movido por um boi. Percorrendo caminhos antigos até Ferreira, encontram-se vários edifícios dos meados do século XIX. Destacamos um outro moinho de água do século XIX, que é ainda usado ocasionalmente. Seguindo os antigos trilhos, entre os pequenos campos tradicionais cultivados em faixas, o percurso leva-o ao terceiro moinho da caminhada, o local da Batalha de Ponte Ferreira, primeira grande batalha da Guerra Civil Portuguesa, travada em 1832. O percurso sobe novamente até à vinha, onde uma extensa e nova plantação foi empreendida e onde se pode usufruir de uma visão global de toda a caminhada, antes de regressar à Adega.

Normalmente, no 2º sábado de cada mês, a Quinta das Arcas organiza uma caminhada de grupo pelo Percurso Pedestre. No final de cada caminhada, a Quinta das Arcas oferece a todos os participantes uma prova de vinhos e queijos.

A caminhada tem todos os meses uma vertente social e o valor da inscrição reverte na totalidade para a instituição em causa.