À mesa picarota, são diversos os pratos da culinária local, com particular destaque para o tradicional caldo de peixe, confecionado com uma variedade de peixes frescos, nomeadamente o sargo, garoupa e congro, resultado da riqueza do mar dos Açores. Pleno de sabores, o polvo guisado em vinho de cheiro, guarnecido com batata cozida e bolo de milho, é muito apreciado pela sua autenticidade e caraterísticas muito próprias.
Do prado, nascem os queijos da ilha. Conhecidos pela sua pasta mole e produzidos a partir do leite da vaca, são produtos de alta qualidade e de Denominação de Origem Protegida. São consumidos como aperitivo ou sobremesa e fazem par com o vinho verdelho ou vinho de cheiro.
Os pratos de carne estão muito presentes na gastronomia local. Também confecionada em outros locais do arquipélago, a tradicional molha de carne à moda do Pico, é um verdadeiro manjar dos deuses, com um sabor intenso que se distingue pelas suas especiarias e temperos do oriente, desde o cravinho à pimenta da Jamaica.
Ilha de saberes e de sabores, a história do Pico é contada pelos seus pratos típicos, enraizados de tradições.